Você está aqui: Página Inicial / Pastoral Escolar / #PraPensar / Reforma Protestante 2021 – Ação que transforma!

Reforma Protestante 2021 – Ação que transforma!

por fernanda.kian publicado 29/10/2021 12h03, última modificação 29/10/2021 12h03
Reforma Protestante 2021 – Ação que transforma!

“E não vivam conforme os padrões deste mundo, mas deixem que Deus os transforme pela renovação da mente, para que possam experimentar qual é a boa, agradável e perfeita vontade de Deus.”  

Romanos 12:2-a 

A Reforma Protestante foi a grande transformação religiosa da época moderna. No dia 31 de outubro de 1517, Martinho Lutero fixou na porta da igreja do Castelo de Witenberg as 95 teses que criticavam certas práticas da Igreja Católica. 

No que pese essas críticas, a relevância nessa lauda é buscar ações pastorais que possam originar reformas nos campos pessoal, familiar, estudantil, profissional e religioso, atitudes de sensatez que contribuam para o essencial, que é a unidade de todas as pessoas em torno da vida, em busca da paz e da justiça. 

O momento histórico vivenciado pela crueldade da pandemia do COVID-19 desencadeou comportamentos agressivos e doentios, aumentando as desigualdades sociais em nosso país. Um marco de destruição total. 

Talvez a maior lição que se possa tirar desse movimento religioso sejam as oportunidades para revisitar os valores e conceitos aliados ao propósito da Reforma Protestante no sentido de atualizar o “protestar”, isso é, indignar, rejeitar, renunciar, abster-se de toda prática anticristã e antibíblica.  

Aprender a reinventar e buscar transformações que corrijam os descalabros da história desumanizadora. Isso requer coragem e determinação, assim como teve Martinho Lutero em seus dias. 

O texto bíblico nos conclama a viver uma fé operacional, que gera transformações na forma de pensar e agir de maneira individual e coletiva. Não conformar é afirmar a beleza da vontade de Deus, que é perfeita e agradável para a vida de todas as pessoas. Ela é um dom que não pode ser transformado em números ou algorítimos. 

Desta maneira, uma Reforma Protestante na perspectiva pastoral nos aponta para ações e comportamentos que mudem essas relações e compreensões sobre o essencial.  

Acima das reformas institucionais que possam ocorrer, o mais importante é reformar o estilo de vida. Demonstrar o cuidado com a valorização da vida em todos os sentidos.  

Que Deus nos abençoe! 

Reverendo Antonio Augusto de Souza
Coordenador da Pastoral Universitária
Instituto Metodista Izabela Hendrix