Promotor ministra palestra contra a exploração sexual Infanto Juvenil
Aconteceu ontem uma conferência para os alunos do 1º e 2º Ano do Ensino Médio, ministrado pelo Dr. Joel Furlan, Promotor da Infância e da Juventude da Comarca de Araçatuba, cujo título discutido foi “Esquecer é permitir, lembrar é combater”, este tema reflete o slogan da campanha relacionada ao dia 18 de maior – Dia Nacional de Luta contra a exploração sexual infanto juvenil. Esta ação faz parte e um projeto tradicional e maravilhoso desenvolvido pelo Noroeste na disciplina de Ensino Religioso pela professora Sônia Bucalon Capel, envolvendo os alunos de vários segmentos.
O Promotor abordou o tema “Estatuto da Criança e do Adolescente – Princípios Fundamentais e Perspectivas”.
Na palestra sobre a Luta contra a exploração sexual infanto juvenil foram abordados os seguintes assuntos: Violência física, sexual e institucional; crimes: Estupro de vulnerável, do código penal, ECA, a de maior e menor potencial ofensivo; a finalidade da prisão; e por fim, experiências relacionadas à denúncia.
O promotor da Infância e Juventude de Birigui, Joel Furlan, afirmou durante sua palestra na conferência que boa parte dos problemas enfrentados por crianças e adolescentes, principalmente relacionados à violência sexual, está ligada à falta de estrutura familiar, pois o abuso pode vir de parentes próximos.
O Instituto Noroeste agradece a presença do Promotor da Infância e da Juventude da Comarca de Araçatuba, Dr. Joel Furlan, pela excelente explicação aos nossos alunos!
A realização dessa conferência foi feita graças ao pedido feito por Cristine Zamai Galdeano, mãe de dois alunos do colégio, Gabriel e Isabele, que entrou em contato com o Promotor, que de pronto se disponibilizou para esse evento.
Confira abaixo a Cartilha "Navegar com segurança", que vai servir de respaldo aos pais em relação ao conteúdo que o seu filho acessa na internet, protengendo também seu filho da pedofilia e pornografia infanto-juvenil.