Você está aqui: Página Inicial / Notícias / Profissionais da Educação Metodista debatem formas de implantação da Base Nacional Comum Curricular

Profissionais da Educação Metodista debatem formas de implantação da Base Nacional Comum Curricular

por marcello publicado 07/03/2018 14h41, última modificação 07/03/2018 14h41
Profissionais da Educação Metodista debatem formas de implantação da Base Nacional Comum Curricular
Prof. Abraão, profa. Arlene (IAL), profa. Shirlei (CMRP), prof. Marcelo, profa. Débora Castanha (dir. pedag. Educação Metodista) e Lúcia Klein - clique para ampliar

A Educação Básica no Brasil vem, ao longo dos anos, recebendo revisões e reorganizações normativas. Ainda em 2017, a aprovação para algumas alterações na Lei de Diretrizes e Bases Educacionais (LDB, Lei nº 9.394/1996) intensificou no País o debate sobre a Base Nacional Comum Curricular (BNCC). Atentos a esta urgência na educação, dirigentes e representantes do Colégio Metodista de Ribeirão Preto, do Instituto Americano de Lins e do Instituto Noroeste de Birigui, colégios da Educação Metodista, participaram, no dia 05 de março, de um evento promovido pelo Sistema Positivo de Ensino, que abordou os principais pontos da BNCC.

O encontro foi sediado no Colégio Metodista de Ribeirão Preto e as escolas privadas da região também participaram. Representando o Noroeste estavam o diretor da escola, professor Abraão Ferreira, o coordenador do Ensino Fundamental II e Médio, professor Marcelo Lobo, e também a diretora pedagógica da Educação Metodista, professora Débora Castanha. Para fomentar o debate, a assessora pedagógica do Grupo Positivo, professora Lúcia Klein, conduziu uma palestra sobre a implantação da BNCC, auxiliando a todos os representantes das escolas presentes no estudo de formas de implantar a nova base que trará relevantes mudanças no sistema de ensino brasileiro.


BNCC

A BNCC, como citado acima, foi aprovada na LDB e, após um longo período em debate e formulação, foi homologada em 20 de dezembro de 2017 e ainda está previsto o acréscimo de regulamentações até o final de março de 2018. É um documento normativo que deve nortear os currículos dos sistemas e redes de ensino das Unidades Federativas, como também as propostas pedagógicas de todas as escolas públicas e privadas de Educação Infantil, Ensino Fundamental e Ensino Médio, em todo o Brasil. A Base estabelece conhecimentos, competências e habilidades que se espera que todos os estudantes desenvolvam ao longo da escolaridade básica.

Conheça melhor a nova Base Nacional Comum Curricular diretamente no site da BNCC no Portal do MEC.

Confira algumas fotos do encontro (passe o mouse para avançar as fotos):

Debate implantação da BNCC - CMRP, IAL e Noroeste - 2018 

Também é possível acessar o álbum de fotos aqui.