Você está aqui: Página Inicial / Notícias / Parabéns Birigui pelo centenário!

Parabéns Birigui pelo centenário!

por Instituto Noreste de Birigui — publicado 07/12/2011 22h00, última modificação 12/02/2016 10h50
Parabéns Birigui pelo centenário!

Capital Nacional do Calçado Infantil. Lar para cerca de 110 mil pessoas. Abrigo para os cidadãos de toda a região. Uma das melhores redes de ensino do Brasil. Cidade de povo guerreiro e trabalhador, que sabe que a labuta a tudo vence. Falar de Birigui é muito fácil, pois os títulos são muitos, são variados e talvez seja por isso que esta Pérola da Noroeste tenha chegado ao seu Centenário com total vitalidade.

Birigui é conhecida pelo mundo graças a inscrição “Feito em Birigui” nos solados de calçados infantis. Estes além de aquecerem o mercado nacional chegam a ser vendidos em mais de 70 países de cinco continentes. São cerca de 60 milhões de pares por ano, onde destes 7,7 milhões são exportados (cerca de 14%). A cidade abriga 459 indústrias de calçado, onde 85% destas são especializadas em vestir pés pequeninos. Isso tudo gera faturamento de mais de R$ 800.000.000,00 no ano e 18.000 postos de trabalho, sendo mais de 60% dos postos gerados na cidade.

     Por conta da indústria calçadista superaquecida a cidade precisa buscar mão-de-obra em cidades vizinhas. Segundo levantamento da Prefeitura, Birigui atrai 2,1 mil pessoas todos os dias de 12 diferentes cidades da região. Isso torna Birigui uma líder regional extraordinariamente forte, além de superaquecer o comércio local, que já é um dos mais fortes da região noroeste.

 

     E foi aí, na agricultura que tudo começou. Quando o português Nicolau da Silva Nunes desembarcou em 1911 na chave de trens Birigui ficou encantado com as terras e passou a utilizá-la e vende-la para a produção cafeeira. A cidade foi a 2ª maior produtora de café do país. Depois com a crise e a quebra de Bolsa de NY em 1929 a cidade precisou encontrar outra cultura e foi no algodão que Birigui se firmou – eram 840 mil arrobas/caroço por safra. A expansão aconteceu graças a investimentos ingleses, liderados pelo Sr. Roberto Clark e sua Companhia de Madeiras, Terras e Colonização.

 

     Toda esta revolução e liderança precisa de uma forte gestão pública e é isto o que a cidade está vivendo. O número de maior destaque é a educação: a rede pública de ensino do município tem nota 6,3 no IDEB e por isso é destaque no país, pois se iguala a médias européias, além disso, Birigui é sede de duas escolas técnicas (uma ETEC e uma FATEC) além de um pólo muito forte do SENAI o que torna a população jovem/adulta pronta para assumir os postos de trabalho criados. Além disso, a cidade conta com grande infra-estrutura nos transportes e forte segurança pública.


      O Instituto Noroeste se orgulha em poder fazer parte, nesses 93 anos da história cultural do município de Birigui, cumprindo com seu papel na formação de cidadãos ativos, críticos, participativos, éticos, justos e comprometidos com a construção da verdadeira cidadania.

 

     Birigui, como diz teu hino, tu és abençoada! E como diz teu lema, o trabalho a tudo vence e seu povo sabe disso! Parabéns pelos 100 anos que venham outros muitos séculos carregados de sucesso!


registrado em: