PAP PROGRAMA DE ATUALIZAÇÃO PEDAGÓGICA 2013
PAP – PROGRAMA DE ATUALIZAÇÃO PEDAGÓGICA/2013
Local: INSTITUTO AMERICANO DE LINS
Público-Alvo: PROFESSORES DAS UNIDADES DO IMED
Programação 23/01/13 (quarta-feira)
PERÍODO DA MANHÃ 8h às 12h30min
8h às 8h45min – Café da Manhã – Pátio Coberto do EFI
A partir de 8h30min – Acolhida dos participantes no Salão Nobre.
9h – Salão Nobre - Abertura – Profª. Arlene Magda Charântola – Diretora Pedagógica do IAL
9h05min – Devocional – Rev. Silvio de Oliveira – Coordenador da Pastoral Escolar do IMED
9h15min – Palavra Diretor Geral do IMED – Prof. Walter Chalegre dos Santos
9h30min – Palestra Magna “Formar para a autonomia: entre desejos e ações concretas” – Profª Dra. Luciene Regina Paulino Tognetta
12h30min ás 13h30min – Almoço - Pátio Coberto do EF I
PERÍODO DA TARDE 13h30min às 17h
13h30min às 14h – Salão Nobre Portal IMED – Ferramenta de enriquecimento dos Projetos Pedagógicos –
Profº Abraão Carneiro Ferreira
14h às 16h - Professores reunidos por segmento, com a seguinte proposta de trabalho:
Troca de experiência e planejamento de projetos do portal IMED/2013. Apresentação no Salão Nobre das conclusões sobre as questões:
1- Os professores, do seu grupo, têm feito o “seu melhor” e isso tem sido suficiente para tornar a Escola diferente?
2- Os recursos tecnológicos são utilizados pelo grupo para tornar as aulas mais atraentes para o aluno do ano de 2013?
Grupo 01 - Sala 41 - Educação Infantil, Iº e IIº Ano/ E.F – Coordenador/INB – Profª Alessandra Laurindo
Grupo 02 - Sala 38 – Língua Portuguesa e Produção Textual – Coordenador/Grupo/ IAL – Profª Débora
Grupo 03 - Sala 39 – Matemática e Física - Coordenador/INB – Prof° Marcelo Lobo
Grupo 04 - Sala 40 – Ciências, Química e Biologia – Coordenador/Grupo/IAL – Prof° Jurandir
Grupo 05 - Sala 43 – Inglês e Espanhol – Coordenador/CMRP – Profª Lucimara e Profº João
Grupo 06 - Sala 44 – História, Geografia, Sociologia e Filosofia – Coordenador/CMRP- Prof° Fábio
Grupo 07 - Sala 45 – Educação Física, Dança e Arte – Coordenador/Prof° Akio
Grupo 08 – Sala 46 – Informática e Portal do IMED – Coordenador/ Prof° Abraão
Grupo 09 – Sala 48 –Pastoral Escolar e Ensino Religioso – Coordenador/Rev. Silvio
16h – Apresentação dos grupos - Salão Nobre pelo relator apresentar as conclusões das questões discutidas.
17h – Encerramento – Pelo Profª Walter Chalegre do Santos - Entrega do “Kit lanche”.
“... Felizes são os que ouvem a palavra de Deus e a põem em prática...” Lucas 11:28
INSTITUTO NOROESTE DE BIRIGUI
PAP- PROGRAMA DE ATUALIZAÇÃO PEDAGÓGICA
Dia 24/01
8h: Abertura da Direção Pedagógica e uma palavra de oração pela Pastoral Escolar.
8h30min às 10h30min : Palestra e oficinas de trabalho, sobre o tema: “Estratégia de trabalho com alunos que apresentam dificuldades de Aprendizagem”. Professora responsável: Cíntia Garcia Cesco.
10h30min às 11h – Café
11h às 12h: Exposição sobre Projetos e Eventos do Portal IMED, estratégias de premiação para o ano de 2013 e entrega de prêmios aos melhores projetos de 2012. Responsáveis: Prof. Abraão e Direção Geral do IMED.
13h30min às 15h: Reunião Geral para discussão de Projetos, definição de eventos anuais, organização do calendário dos Projeto Portas Abertas para o 1º semestre de 2013. Responsáveis: Coordenações Pedagógicas
15h às 15h30min: Café
15h30min às 17h30min: Os professores estarão separados por segmentos:
Ed. Infantil e 1º ao 5º anos: liberados para a organização de salas e material de acolhida dos alunos
Ensino Fundamental II: Estudo técnico sobre propostas de avaliação – Profa. Alessandra
Ensino Médio: Estratégias e organização dos plantões rotativos e operacionalização das ações relativas à melhoria do ENEM.
Dia 25/01
8h às 9h30min : Palestra sobre INOVAÇÃO, com a responsabilidade do prof. Rodrigo Aquino Figueredo.
9h30min às 10h: Estruturação Administrativa e Pedagógica para 2012 – Avaliação do processo de matrículas, composição de salas de aulas para 2013. Ainda serão entregues as Normas Gerais do corpo docente, calendários de avaliações, horários e estratégias para o 1º dia de aula. Responsáveis: Direção e Coordenações.
10h - Café
10h15min às 12h Os professores deverão se agrupar através dos segmentos, com reflexões e trabalhos organizados pelas Coordenações Pedagógicas. Neste momento os professores deverão discutir com seus parceiros de área a organização do Planejamento de aulas.
Obs. Os planejamentos deverão ser entregues impreterivelmente até o dia 18/02, na Secretaria gravados em CD, oferecidos pela Escola.
Equipe Pedagógica