Manual de conduta do aluno Ensino Médio
Instituto Noroeste de Birigüi
Manual de conduta do aluno Ensino Médio
Apresentação
Este Manual apresenta recursos aos senhores pais ou responsáveis e alunos que facilitam a compreensão do funcionamento e da estrutura do Ensino Médio do Instituto Noroeste de Birigüi.
Entendemos que a integração Escola - Aluno - Família é condição básica para ensinar o educando a conviver com o presente, o passado e projetar o futuro, procurando aperfeiçoar-se com justiça, interesse e amor, expressando e externando sua individualidade.
Sentimo-nos orgulhosos por participarem de nosso Projeto Educacional.
Departamento Administrativo-Pedagógico.
VISÃO: Ser reconhecido pela excelência em educação, fundamentada nos valores cristãos a serviço da comunidade de forma inovadora, auto-sustentável e socialmente responsável.
MISSÃO: Oferecer uma formação educacional melhor qualificada nas suas diversas fases, possibilitando às pessoas o desenvolvimento de uma consciência crítica e seu compromisso com uma prática libertadora, segundo a missão de Jesus Cristo.
OBJETIVOS DA ESCOLA
1. Proporcionar ao educando condições de participar do processo de integração Família - Escola, valorizando suas potencialidades, para um desenvolvimento progressivo, tendo como princípios o amor, os valores morais e a tradição;
2. Possibilitar oportunidades para que o educando se desenvolva com criatividade, reflexão, consciência, cooperação e confiança, preparando-o para viver e conviver, através de um ensino sério com qualidade;
3. Proporcionar condições para que nossos jovens estejam aptos ao exercício amplo e
consciente da cidadania;
4. Preparar os alunos para os diversos vestibulares.
Direção
Responsável pela organização geral do estabelecimento e pelo planejamento, execução e avaliação de todos os serviços escolares.
Coordenação Pedagógica
Acompanha, orienta e avalia o trabalho desenvolvido pelos professores, garantindo o alcance e a qualidade do processo ensino-aprendizagem.
Orienta o aluno no aspecto pedagógico, cooperando para o seu desenvolvimento integral.
Estabelece a relação entre a Família e a Escola, atendendo os pais ou responsáveis, quando necessário.
Secretaria
Responsável pela documentação escolar dos alunos.
Horário de Atendimento: segunda a sexta-feira das 7h às 17h e das 18h30 às 21h.
Biblioteca
Oferece campo de pesquisa para o processo ensino-aprendizagem.
Horário de Funcionamento: segunda a sexta-feira das 7h às 12h e 13h30 às 17h26.
Cantina
Proporciona ao aluno condições práticas para aquisição de seu lanche, diariamente.
Setor de Educação Física, esportes e atividades culturais
1. Objetivo: Conscientizar sobre a importância da prática esportiva, indispensável ao
desenvolvimento biopsicossocial e de valores morais.
2. Modalidades: Educação Física, Treinamentos: Handebol, Futsal, Vôlei, Basquete e aulas de Judô.
3. Condicionamento Físico, Ginástica Localizada.
4. Teatro
5. Informática
6. Espanhol
Laboratório de Informática e áudio visual
Proporciona ao aluno condições práticas de utilização dos recursos tecnológicos, ampliando conhecimentos e objetivando a interdisciplinaridade.
Horário de Funcionamento: segunda a sexta-feira das 8h às 22h.
FORMAS DE COMUNICAÇÃO RECURSOS PEDAGÓGICOS
A comunicação entre a Escola e a Família far-se-á através dos seguintes meios:
Comunicados, Telefone, Boletim Didático, Correspondências, Entrevistas Individuais e/ou através do site: http://www.noroeste.br
Sistema Pedagógico Integrado que possibilita:
• estabelecer relações entre as disciplinas;
• aproximar o ensino do cotidiano;
• associar ao conteúdo programático as inovações tecnológicas do mundo
contemporâneo;
• criar uma dinâmica aberta a constantes atualizações do material.
- apostilas (Sistema Anglo de Ensino)
O Material Didático Anglo (Ensino Médio Bienal – 1º e 2º Ensino Médio -2012) proporciona condições para desenvolvimento do conteúdo programático em 2 anos.
O 3º ano funciona como um cursinho, revendo e complementando a matéria dada, utilizando como material o Terceirão Vestibulares (Revisanglo anual).
O material didático é constituído por três componentes:
• Livro-texto - Contém toda a teoria correspondente à programação apresentada, desenvolvida em capítulos, com modelos de aplicação e/ou exercícios resolvidos, quando necessário.
• Apostila-caderno (bimestral) - Utilizada diariamente nas aulas.
Cada aula é estruturada da seguinte forma:
- nesta aula: contém uma apresentação da aula, em forma de resumo, sinopse, esquema, roteiro ou descrição dos assuntos, conforme o caso;
- em classe: são os exercícios de aula;
- em casa: o aluno deve estudar diariamente e resolver as Tarefas Mínimas e as Tarefas
Complementares, utilizando o Livro-texto e/ou o Caderno de Exercícios.
• Caderno de exercícios - Contém todos os exercícios propostos nas Tarefas Mínimas e nas Complementares, e traz também as respostas e as resoluções desses exercícios.
• Caderno de Exercícios para cada disciplina: anual.
Contém todos os exercícios propostos nas Tarefas Mínimas e nas Complementares com respostas e as resoluções.
A colaboração e o envolvimento dos pais são decisivos para proporcionar aos filhos condições de sucesso no estudo.
Importante:
• interação entre os pais e a instituição a quem creditaram a formação escolar de seus filhos;
• diálogo constante na convivência diária da família.
RECURSOS PEDAGÓGICOS COMPLEMENTARES
1. Plantões permanentes com professores (sempre que necessário) para Orientações sobre o estudo e para esclarecer possíveis dúvidas após realização das tarefas mínimas e complementares;
2. Projetos de apoio para recuperação paralela;
3. Atividade dirigida para revisão e preparação de vestibular (A.D.R.P.V.);
4. Outras atividades extracurriculares, culturais e esportivas.
REGULAMENTO GERAL DO ALUNO
As normas aqui apresentadas são um dos desdobramentos do Regimento Escolar da Instituição.
A) DIREITOS DOS ALUNOS:
• utilizar-se das instalações e dependências do Estabelecimento, mediante prévia autorização de quem é de direito;
• ser atendido individualmente;
• solicitar 2ª chamada de avaliação, em caso de doença, luto, casamento, convocação para atividades cívicas ou jurídicas e impedimentos por motivos religiosos, mediante requerimento na coordenação e secretaria, desde que apresente a devida documentação.
• solicitar dispensa em Educação Física, por motivo de saúde ou trabalho.
• participar das atividades sociais, cívicas e recreativas promovidas pela escola;
B) DEVERES DO ALUNO / PAIS OU RESPONSÁVEIS:
1. O aluno deverá:
• respeitar as normas disciplinares do Regimento Escolar;
• comparecer devidamente uniformizado.
• usar uniforme diário: camiseta oficial da escola
• inteirar-se do sistema de avaliação e acompanhar o seu rendimento escolar;
• comparecer e participar das aulas, devendo ter 75% de freqüência durante o ano, em todas as disciplinas;
• estar de posse de todo material escolar (apostila / caderno de exercícios), apresentá-lo diariamente e zelar pela sua conservação;
• responsabilizar-se por seus objetos pessoais e/ou escolares;
• acusar recebimento e entregar aos responsáveis as correspondências enviadas pela escola, devolvendo-as assinadas, no prazo estabelecido;
• comportar-se de modo a demonstrar respeito a si próprio, aos colegas, professores, funcionários, família e Instituição;
• cuidar dos objetos, aparelhos e ambientes utilizados, conservando-os (banheiros, bebedouros, orelhões, carteiras, ventiladores, aparelhos de ar-condicionado e outros).
2. Os Pais ou Responsáveis devem:
• acompanhar o calendário escolar entregue ao aluno e disponível no site:
www.noroeste.br, para informações sobre as datas de avaliações, entrega de boletins, notas de provas e outros;
• agendar, caso haja necessidade, atendimento individual com a Coordenação (pessoalmente ou pelo telefone 36494016);
• solicitar pessoalmente ou por escrito a saída antecipada de seu filho;
• justificar pessoalmente ou por escrito quando ocorrer atraso.
C) É VEDADO AO ALUNO:
• entrar em sala de aula antes do período (mesmo para deixar qualquer material);
• alterar, rasurar ou suprimir anotações lançadas nos documentos escolares, inclusive em Comunicados, Apostilas, Livros e outros;
• trazer para a escola e/ou utilizar material incompatível aos estudos e ao ambiente escolar (aparelhos eletroeletrônicos, objetos de valor e outros);
• utilizar “Aparelho Celular” durante o horário de aula;
• portar e usar máquinas calculadoras ou similares sem autorização do professor;
• entrar e sair da sala de aula, durante as aulas, sem a devida autorização dos professores;
• ocupar-se, durante as aulas, com atividades incompatíveis às mesmas;
• organizar excursões, vendas, coletas, listas de pedidos, abaixo-assinados ou campanhas de qualquer natureza, sem a prévia autorização da Direção;
• promover ou participar de jogos nas dependências da escola, sem autorização prévia da Direção;
• usar palavrões, palavras ou gestos que ofendam a moral;
• brigar em quaisquer situações;
• namorar no ambiente escolar;
• utilizar qualquer vestimenta sobre o uniforme, excetuando-se agasalho (camiseta do uniforme sob o agasalho);
• entrar na escola com calça rasgada, mini-saias e mini-blusas, short muito curto (até 04 dedos acima do joelho);
• trajar uniforme descaracterizado em seu modelo e/ou cor estabelecidos pela escola.
CRITÉRIOS DE VERIFICAÇÃO DO RENDIMENTO ESCOLAR ORIENTAÇÕES GERAIS PARA ESTUDO:
“AULA DADA, AULA ESTUDADA”
1. O aproveitamento anual do aluno refere-se ao progresso da aprendizagem contínua, atribuída ao ano de escolaridade;
2. O aluno terá oportunidade de realizar quatro Recuperações no ano letivo. Se não forem atingidos 60% (sessenta por cento) dos objetivos propostos em cada disciplina, haverá Recuperação Paralela nas 3 (três) primeiras etapas e, após a 4º (quarta) etapa, a Recuperação Final.
3. Recuperação Final – após a quarta etapa, embora tendo participado do processo de Recuperação Paralela, o aluno que não atingir 60% (sessenta por cento) dos objetivos propostos durante o ano letivo (média anual igual ou superior a seis), terá direito à Recuperação Final em até 6 disciplinas.
Os alunos levam para a escola exclusivamente a Apostila-caderno. Cada apostila contém todas as aulas programadas para o quadrimestre.
Nas aulas, os professores desenvolvem a parte teórica, com a participação dos alunos, e estes resolvem os exercícios de aplicação da teoria.
As explicações dos professores estão contidas no Livro-texto. Isso dá segurança aos alunos, pois permite que dediquem o máximo de sua atenção ao desenvolvimento das aulas.
Em casa, os alunos ampliam seus conhecimentos, por meio de pesquisa, leitura do Livro-texto e resolução das tarefas propostas.
A marca registrada do Anglo é aula dada, aula estudada. No final de cada aula da Apostila-caderno estão propostas uma Tarefa Mínima e uma Tarefa Complementar.
As Tarefas Mínimas reforçam o aprendizado dos temas abordados em classe e preparam a compreensão das aulas seguintes. Por esse motivo, todas devem ser resolvidas.
As Tarefas Complementares conduzem ao aprofundamento nas matérias. O Número de exercícios a ser realizado depende dos limites de cada estudante.
Os alunos do ensino médio realizarão simulados bimestrais do Anglo, podendo-se acrescentar na nota final do bimestre pontuação de 0,5 a 2,0, conforme determinado número de acertos e critérios da escola.
Lição de Casa
Nosso lema é “aula dada, aula estudada”, assim todos os dias os alunos terão tarefa para fazer em casa a fim de que comecem a criar hábito de estudo, rotina de trabalho, enfim, para aprenderem a estudar. Tudo gira em torno das aulas. Em casa, os alunos estudam diariamente as aulas dadas, ao fazer as tarefas.
Com o material Anglo, o hábito de estudo começa junto com a escola.
O aluno deverá:
1) Em sala de aula:
• pedir esclarecimentos sempre que for necessário;
• ficar atento às perguntas e às respostas dadas pelo professor;
• fazer anotações em classe e copiar o esquema dado pelo professor;
• fazer os exercícios de classe, solicitando ajuda do professor sempre que precisar;
• corrigir os exercícios, tanto os de classe como os complementares;
• manter em dia seus cadernos, apostilas e caderno de exercícios.
2) Em casa:
• realizar, diariamente, as tarefas mínimas e complementares em local adequado, que permita a necessária disposição e concentração;
• ter um horário estabelecido para estudar;
Bruna Dias
Analista de Comunicação e Marketing
INSTITUTO NOROESTE DE BIRIGUI - INB