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INFORMAÇÕES GERAIS - 2011

por Instituto Noreste de Birigui — publicado 28/02/2011 21h00, última modificação 12/02/2016 10h50
NOROESTINHO - EDUCAÇÃO INFANTIL e 1º ANO/9 - INFORMAÇÕES GERAIS - 2.011 Prezados familiares Um ótimo ano para todos vocês! Primeiramente, agradecemos pela confiança em nosso trabalho e pela oportunidade de conviver com pessoas tão especiais em nosso espaço educacional. Acreditamos que nossos queridos alunos terão um ótimo desenvolvimento, principalmente se a escola e as famílias caminharem num mesmo sentido, com uma mesma visão de educação. Para tanto, organizamos algumas informações necessárias e importantes para que nossos esforços em prol do desenvolvimento das crianças sejam alcançados com êxito e também para que conheçam um pouco mais sobre os profissionais que atuam no Noroeste. Contamos com vocês! Coordenação Pedagógica do Noroestinho A coordenação do Noroestinho está sob a responsabilidade de Márcia Elaine Catarin Vignoto (professora, pedagoga e mestra em educação pela PUC - Campinas), que sempre estará à disposição dos pais para qualquer esclarecimento. Os trabalhos de orientação sobre o desenvolvimento da criança, sobre as normas de funcionamento da escola ou sugestões para leituras podem ser solicitados pelos pais durante o período de aula (pessoalmente ou pelo telefone 3649-4010). Pedimos a gentileza de ligarem previamente, para a possibilidade de um melhor atendimento. Horário de entrada e saída: Período da manhã: entrada - 7horas - (fechamento do portão - 7h30min) Saída - 11h35min - (fechamento do portão - 11h45min) Período da tarde: entrada - 13 horas - (fechamento do portão - 13h30min) Saída - 17h30min - (fechamento do portão - 17h45min). Os momentos de entrada e saída envolvem situações delicadas de organização na escola. Por isso, lembramos que as orientações a seguir são necessárias para garantir a segurança, a tranquilidade de todos e a seriedade do trabalho escolar. 1- Solicitamos que o horário de entrada seja respeitado para que as crianças possam participar da primeira atividade do dia, desde o início. Este procedimento favorece a integração do grupo e o envolvimento no trabalho, pois nesse momento são informados o roteiro de trabalho para o dia e as regras de comportamento para cada um. Também é nesta hora que vários conteúdos de Português e Matemática são trabalhados (através da marcação do calendário, da chamada com os nomes dos alunos, etc). São momentos extremamente significativos para o aprendizado da criança. ATENÇÃO: Pedimos, ainda, a gentileza de entrarem pelo portão principal, próximo à rua João Galo, caso ocorra algum atraso e a criança tenha que chegar após o horário de fechamento do portão da Educação Infantil. 2- Em caso de atraso, pedimos que os pais não entrem na sala de aula. Se houver necessidade de transmitir algum recado para a professora, o mesmo será informado pela coordenação ou por outro funcionário, a fim de que a aula não seja interrompida. 3- Caso a criança necessite sair antes do horário, pedimos que avisem com antecedência. Para pegá-la, entrem pelo portão principal, evitando tocar a campainha da Educação Infantil, o que causa a desatenção dos alunos que estão em sala de aula. 4- Caso necessitem falar pessoalmente com a professora em horário de aula, avisem com antecedência para que a estagiária fique com a classe no momento combinado (mesmo assim, solicitamos que sejam breves, para não comprometer o trabalho planejado pelo professor). 5- Os acordos de rodízio e/ou caronas, assim como idas à casa de amigos devem ser efetuados diretamente entre os pais e comunicados por escrito às professoras, a fim de que não haja confusões na saída dos alunos. 6- Para evitar maiores transtornos, pedimos que os brinquedos, agasalhos e outros pertences trazidos de casa, sejam marcados com o nome da criança. O Noroestinho se preocupa em guardar os objetos eventualmente perdidos. Lembramos, no entanto, que nem sempre é possível localizá-los. Por isso, pedimos que os pais evitem mandar objetos de valor, pois não podemos nos responsabilizar pelos mesmos. 7- Sugerimos que olhem diariamente os pertences da criança para conferir se nada foi esquecido ou se algum objeto foi em bolsa trocada. Caso isso aconteça, comuniquem à professora no dia seguinte. Temos um local para guardar os "achados e perdidos”. 8- Apenas em um dia da semana é permitido trazer brinquedos de casa (sexta–feira) Lanches A escolha do lanche fica a critério dos pais, que devem levar em conta as preferências da criança, assim como o equilíbrio da alimentação. Pedimos que não enviem chicletes, balas e salgadinhos industrializados. Dêem preferência aos sucos naturais, não aos refrigerantes. As crianças frequentam a cantina uma vez por semana (o dia será combinado com a professora), desde que isto seja aprovado pelos pais. Posteriormente enviaremos uma tabela com as opções de lanche e seus preços. Higienização Cada criança deverá trazer uma escova para dentes, uma toalha (que deverá ser trocada duas ou três vezes na semana) e uma caneca plástica para a realização da higiene bucal (não esquecer de colocar o nome da criança). As crianças menores necessitam de outros materiais de higiene, já relacionados na lista de material. Dúvidas Qualquer dúvida sobre o funcionamento da escola deve ser resolvida diretamente com a professora ou com a coordenadora. Evitem comentários que possam magoar ou denegrir o trabalho sério, realizado pelos profissionais. Todo problema tem solução se as pessoas certas forem comunicadas, o mais rápido possível. Sabemos que cada família tem suas normas de convivência e sua maneira de educar os filhos. Por isso, em um espaço comunitário como é o da escola, detalhes devem ser esclarecidos a fim de que as possibilidades de acerto sejam as maiores possíveis. A ética deve prevalecer, quando temos a intenção de educar verdadeiros cidadãos. Reuniões Realizaremos uma reunião de pais a cada bimestre, a fim de apresentarmos o boletim (relatório), os trabalhos desenvolvidos pelas crianças e informarmos sobre os projetos a serem desenvolvidos ao longo do ano. Outras reuniões de orientação aos pais serão realizadas com o objetivo de refletirmos sobre o desenvolvimento das crianças e sobre a postura educacional da escola e da família. Compreender como a criança pensa é fundamental para que possamos oferecer uma educação cada vez mais adequada às suas necessidades. Precisamos da família nesse processo e esperamos contar com maior participação nos encontros. Aniversários As festas de aniversários são permitidas, desde que não ocupem muito tempo da aula. Geralmente são realizadas no horário do lanche das crianças (9 horas, no período da manhã e 15 horas, no período da tarde). Enquanto a família prepara a sala, a professora desenvolve uma atividade extra-classe com os alunos. É fundamental que a festa não demore mais que uma hora, caso contrário poderá comprometer o trabalho do dia. O convite fica a critério dos pais, mas todas as crianças da classe precisam recebê-lo, para que não haja discriminação. Se a festa não for na escola e se os pais optarem por convidar apenas algumas crianças, por favor, não enviem os convites para serem entregues na escola. Isso causa constrangimento para as crianças que não participarão da festa. O presente não é obrigatório. Vai depender da possibilidade de cada família. Observação: a festa deverá ter a participação apenas dos alunos da classe do aniversariante. Outra restrição é quanto à decoração: não será permitida a contratação de lojas especializadas em decoração para realizarem o serviço, pois tumultuam a rotina da escola, dificultam o trabalho dos professores e o cumprimento do horário determinado para a realização das festas. Também não será permitido encher balões com aspirador de pó na escola, pois o barulho atrapalha as demais salas de aula. Uniforme O uso do uniforme será exigido a partir do dia 07/02/2011. Evitem enviar a criança com roupas de festa ou com fantasias, pois as demais começam a não querer mais o uniforme, o que acaba por causar reclamações dos outros pais. Agenda Solicitamos que examinem a agenda da criança diariamente. Os bilhetes precisam ser assinados, caso contrário, a professora não poderá certificar-se de que o mesmo foi lido. Cursos do Sistema Positivo O Sistema Positivo de Ensino organiza cursos de aperfeiçoamento para os professores ao longo do ano. Para que as famílias possam reorganizar sua rotina nos dias em que as professoras estiverem em curso, informaremos a data do mesmo assim que recebermos o cronograma anual. Na eventualidade de outros cursos ao longo do ano, informaremos posteriormente. Projeto de encerramento de ano letivo No último bimestre, os alunos da Educação Infantil, 1º e 5º Ano, realizam um projeto no qual estudam um tema, escolhido por alunos e professores. Geralmente, o trabalho é encerrado com um show musical, tendo a participação de todos os alunos. Para tal apresentação, os pais providenciam uma fantasia para a criança. A escola preocupa-se em não aumentar demasiadamente o gasto da família em razão do evento. A escola não realiza uma festa tradicional de formatura para os alunos, pois isto vai contra a ideia de “homem e de mundo” já construída por nossos educadores. Optamos por entregar um certificado de conclusão da Educação Infantil, ingresso no Ensino Fundamental I e ingresso no Ensino Fundamental II no dia do show. Acreditamos que a “formatura” não possui mais sentido neste atual momento histórico, pois o processo de aprendizagem não tem interrupções. Portanto, o ser humano jamais poderá considerar-se “formado” e, sim, em constante e infinito processo de formação. Algumas dicas para os pais ajudarem na educação dos seus filhos, nossos queridos alunos 1- Leia, todos os dias, uma história para a criança. Isso facilitará sua compreensão do sistema de escrita e pode torná-la grande apreciadora de textos. 2- Procure não falar errado com a criança. Ela pode ter seu próprio vocabulário, mas o adulto não deve reproduzi-lo. Sempre repita as palavras de forma correta, caso contrário, ela poderá demorar muito para aprender a maneira convencional. 3- Toda criança pede limites e o adulto não pode se esquecer de que é responsável por determiná-los. Evite assumir diferentes posturas frente a um mesmo erro ou travessura da criança. Se um dia você finge que não vê, no outro deixa de castigo, e ao final, acaba por adotar uma punição física, a criança não compreende até que ponto ela pode ou não realizar tal ato. Estas atitudes geram o que chamamos de "indisciplina e desobediência". 4- Dê autonomia para que a criança coloque o próprio alimento no prato, seu suco no copo, para que coma sozinha (mesmo fazendo sujeira), que limpe o que sujou, que guarde o que pegou. Dessa forma, estarão colaborando para que sua educação seja mais completa ainda. 5- Evite fazer chantagem com a criança, dizendo que trará um presente se ela obedecer ou que a deixará de castigo se não fizer algo. Este tipo de comportamento não educa e as conseqüências poderão ser desastrosas no futuro. Além disso, nosso dever é formar cidadãos cada dia menos consumistas e mais conscientes do valor que devem dar ao que já possuem. 6- Evite conversar certos assuntos com o professor na frente do aluno (principalmente com relação à comportamento, medos, insegurança). Opte por analisar as questões junto ao professor sem que a criança escute, pois sua interpretação pode ser equivocada, complicando ainda mais a situação. 7- Lembre-se: o que pode, pode. O que não pode, não pode! A criança precisa, e gosta, de sentir firmeza nas decisões de seus pais. Mesmo que no momento ela faça uma certa birra, sustente sua decisão. Abraço fraterno Profª Ms Márcia Elaine Catarin Vignoto Profº Sérgio Luiz Polizel Coordenadora Pedagógica Diretor Pedagógico
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