Você está aqui: Página Inicial / Notícias / Dia Mundial da Oração

Dia Mundial da Oração

por Instituto Noreste de Birigui — publicado 05/03/2015 21h00, última modificação 12/02/2016 10h53
Dia Mundial da Oração

O Dia Mundial da Oração é um movimento que reúne mulheres cristãs, de muitas tradições, em todo o mundo, para observar um dia comum de oração por ano. Em muitos países, esse contato tem continuidade em reuniões de oração e trabalho.

É um movimento iniciado por mulheres e realizado em mais de 170 países e regiões, simbolizado por uma celebração anual – primeira sexta-feira de março – a qual todos são bem-vindos, que aproxima mulheres de várias raças, culturas e tradições, estreitando, relacionamento, compreensão e trabalho.

Por meio do Dia Mundial da Oração, mulheres de todo o mundo afirmam sua fé em Jesus Cristo; compartilham suas esperanças e temores, alegrias e tristezas, oportunidades e necessidades.

E são encorajadas:

  • a se conscientizarem do que acontece no mundo e a não viverem isoladamente;
  • a se enriquecerem com experiências de fé vividas por cristãos de outros países;
  • a levarem as cargas de outras pessoas, orando com e por elas;
  • a reconhecerem seus dons e talentos e usá-los em benefício da comunidade;
  • a reconhecem que a Oração e a Ação são inseparáveis e que ambas tem incontestável influência no mundo, unindo todos em torno da Oração com Informação.

Em 1926, as mulheres da América do Norte distribuíram a liturgia do culto para muitos países e a resposta, a nível mundial, foi recebida com grande entusiasmo.

Em 1961, Ottília de O. Chaves e Dina Rizzi, metodistas, Júnia Machado, presbiteriana, e Olga R. T. Nogueira, episcopal, participam do “Jubileu de Diamante” do Dia Mundial da Oração.

Em 1986, é eleita Alice G. Labaki, metodista, que teve a oportunidade de celebrar o Centenário do Dia Mundial de Oração em 1987 com uma liturgia especial vinda do Comitê Internacional e celebrar o Jubileu de Ouro do Dia Mundial de Oração no Brasil realizando o culto em março de 1988 sob o tema, “Portas Abertas”, escrito por mulheres brasileiras.

O culto anual é celebrado no Brasil, em português, espanhol, inglês, alemão, japonês, chinês, ucraniano, árabe e polonês, e em cerca de 1.150 pontos do nosso país. A cada ano, o DMO tende a abranger maior número de igrejas cristãs e algumas delas já tem essa celebração oficializada em seu calendário litúrgico anual.

Várias entidades assistenciais, anualmente, têm sido beneficiadas com as ofertas de gratidão levantadas nas celebrações. Nesses encontros, são usados programas elaborados, a cada ano, por mulheres de países diferentes.

Neste ano de 2015, o programa ficou a cargo das mulheres das Bahamas, com o tema: Jesus disse: Vocês entenderam o que eu fiz? João 13.1

Deixo o link para solicitação do caderno de liturgia proposta para este ano: 
www.dmoracao.com

Que neste dia possamos dedicar um minuto, uma hora, ou o dia todo, conforme a possibilidade, para orarmos pela humanidade e para agradecermos pelo dom da vida.

Em oração,
Profa. Nilza Mary Rosário

 

registrado em: